Um dos cartões-postais da cidade, um lugar gratuito, lindo e histórico... Estou falando do Lago Joaquina Rita Bier.
Cercado por pinheiros e araucárias, o lago Joaquina Rita Bier está localizado na região central de Gramado e é um convite a uma tarde preguiçosa. O lugar oferece pista de caminhada curta e tem uma pequena ilha, de onde é possível observar os peixes e tirar algumas fotos.
Em sua frente, há um centro de cultura da cidade, que costuma ter exposições temporárias e gratuitas.
As características do Lago Joaquina Rita Bier
O Lago Joaquina Rita Bier é um lugar ideal para quem busca tranquilidade, contato com a natureza e belas paisagens. O lago tem uma pequena ilha em seu interior. Ao redor do lago, há casas, hotéis e restaurantes que compõem um cenário charmoso e acolhedor.
Uma das melhores formas de aproveitar o lago é caminhar ou correr em sua orla, que tem cerca de 800 metros de extensão. Há também bancos e gramados onde você pode se sentar e relaxar, admirando o visual.
Outra opção é fazer um piquenique no lago, levando sua própria cesta com alimentos e bebidas. Há lixeiras espalhadas pelo local, portanto, lembre-se de recolher seu lixo. O lago é um patrimônio público e deve ser preservado por todos.
O Lago Joaquina Rita Bier é um passeio gratuito e aberto ao público, que pode ser feito em qualquer época do ano, neste local já foi cenário mágico de apresentações do Natal Luz, mas o mesmo hoje em dia mudou de local para o Serra Park.
Embora bonito, o lugar é simples e sem muito o que fazer, por isso não vá esperando por muita coisa. Vale uma passadinha rápida para fotos. Para um passeio mais completo, prefira o Lago Negro.
História
O nome do lago presta uma homenagem a uma mulher visionária, que em visita a Serra no ano de 1872, decidiu comprar grande área, na época dita como oito colônias, pois vislumbrava que no futuro, o lugar fosse aproveitado por seus herdeiros. Em 1932 eles resolveram fundar a Sociedade Herdeiros Joaquina Rita Bier, iniciando um projeto de urbanização conhecido como loteamento Vila Planalto, aproveitando a vinda do trem, em 1921, e mais tarde do carro motor, para trazer os primeiros veranistas. O tempo mostrou que Joaquina Rita Bier tinha razão, a beleza do lugar que ela adquiriu serviu de atrativo para que se formasse um loteamento, povoando o local que hoje é Gramado. Seus familiares decidiram então prestar uma homenagem a ela, batizando o lago que foi o marco inicial desta obra, de Joaquina Rita Bier. Quando as terras foram vendidas ao administrador Leopoldo Rosenfeldt ele fez uma grande doação de terras a Prefeitura, incluindo a área do Parque Hotel e do lago, que teve seu nome mantido. Sendo assim, Joaquina Rita Bier teve uma justa homenagem por sua visão empreendedora muito além do seu tempo.
Para contemplar - Apesar de pequeno, o lago (que foi construído a pás e picaretas) tem uma ilha de onde é possível ter uma visão diferente do local. A qualquer hora do dia é possível ver pessoas caminhando ou correndo no entorno do lago. Tem ainda quem prefira sentar em um dos bancos ou mesmo no gramado e contemplar o visual, de onde é possível apreciar a natureza e também as casas, restaurantes e hotéis que foram construídos próximos dali. Da Avenida Borges de Medeiros é possível avistar este ponto turístico, já que a calçada recebeu um avanço feito em madeira com bancos para que se possa contemplar o lago de um ângulo diferente.
