Um passeio na famosa Avenida Borges de Medeiros, a encantadora via principal de Gramado, é, com certeza, imperdível e inclui boa parte das principais atrações da cidade.
Um destaque é para seu projeto urbanístico moderno. Os cabos de luz e telefonia são subterrâneos, o que torna o cenário local ainda mais deslumbrante! Além disso, a cidade não tem sinaleira.
A Avenida Borges de Medeiros em Gramado é a principal via da cidade, e oferece atrações gastronômicas, culturais, de lazer e entretenimento para todos os públicos.
Para qualquer lugar que você olhe, é lindo. Há um cuidado com detalhes e decorações que encanta, esta avenida é sempre temática, de acordo com a época do ano
História: A Avenida Borges de Medeiros é a primeira rua de Gramado. Seu surgimento remonta ao período dos tropeiros. “Aquela trilha virou caminho que virou estrada, que virou rua Dr. Borges de Medeiros, que, após a emancipação, em 1955, recebeu a garantia de Avenida. Ou seja, a primeira e mais histórica rua da antiga vila que se tornara cidade”, escreveu a historiadora Marília Daros (in memorian) no livro Grãos – Coletânea Histórica.
A velha Borges, segundo Marília, já possuía xaxins ao invés de árvores na beira das calçadas. Em 1953, a avenida foi asfaltada (apesar dos moradores preferirem o paralelepípedo).
Inicialmente, a avenida tinha árvores de um lado e postes de iluminação de outro. Mais tarde ganhou canteiros e postes no centro. Depois vieram os ligustros nas duas calçadas, que perduraram até os anos 90, quando foram substituídos por espécies como o ácer.
Em 2007, a avenida Borges de Medeiros iniciou um processo de revitalização em que os postes foram retirados do canteiro central. Dessa forma, os fios das redes de eletricidade e telefonia passaram a ser subterrâneos. As calçadas receberam um pavimento padrão e equipamentos como bancos e pergolados.
O seu trecho mais central é um cartão postal de Gramado.
